Goku e os guerreiros Z estão de volta para mais uma edição de Budokai Tenkaichi!
- Gráficos Nota 90
- Jogabilidade Nota 80
- Áudio Nota 90
- Diversão Nota 95
Quando o assunto é o mundo dos mangás e animes, poucas produções alcançaram tanto sucesso quanto a saga Dragon Ball. Criada em 1984, pelo mangaka (autor de mangás) Akira Toriyama, a franquia Dragon Ball criou uma mitologia própria ao longo de três séries, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, acompanhando as aventuras de Goku e seus amigos em um mundo fantástico.
Como sucesso internacional, a transposição para os videogames era inevitável, já são mais de 60 jogos inspirados nas criações de Toriyama, que agora chegam ao Nintendo Wii com Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3.
A franquia Budokai Tenkaichi é uma das mais famosas tratando-se de jogos de luta, seus gráficos 3D estilizados com o filtro cell-shade e jogabilidade veloz tornaram a franquia uma das mais rentáveis e populares de toda a série Dragon Ball.
São tantas opções
Antes de qualquer outra coisa, Tenkaichi 3 é um jogo de luta, entretanto sua jogabilidade expande-se para incluir elementos próprios de um RPG. O modo de jogo Evolution Z permite que você personalize qualquer um dos 161 lutadores presentes no jogo, além de oferecer ao jogador a oportunidade de criar seu próprio guerreiro Z.
Ao longo de todas suas lutas em todos os outros modos de jogo, você acumula Z Points, que mais tarde podem ser usados para comprar novas habilidades e itens, que elevarão o status do seu personagem. Ao todo o jogo compreende mais de 10 modos diferentes, sendo o principal deles o modo Dragon History, que acompanha toda a saga de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT — apesar de extremamente resumidas.
Também vale destacar os modos Ultimate Battle, Dragon World Tour e Duel. Ultimate consiste basicamente de uma série de desafios, nos quais você encara os lutadores em confrontos escalonados. Esse modo de jogo é dividido em dois caminhos, Sim Dragon — que não tem absolutamente nada a ver com os Sims — que serve como uma base de treinamento para aperfeiçoar suas habilidades. O outro caminho é o Mission 100 e é um torneio no formato “escada”, sendo que para vencer você deve cumprir alguns requisitos e não apenas derrotar os oponentes.
Dragon World Tour abrange vários torneios de artes marciais, daqueles presentes no anime e no mangá até mesmo alguns eventos especiais criados somente para o jogo. Você encontrará o torneio original (mostrado em Dragon Ball) o torneio do mundo dos mortos (presente em Dragon Ball Z) e até mesmo o torneio criado pelo andróide Cell (que conclui a terceira saga de Dragon Ball Z). No quesito multiplayer Budokai Tenkaichi 3 oferece duas opções, Duel (offline) e Dragon Net Battles (online). O modo Duel é um velho conhecido de todos os jogadores familiarizados a série, já o Dragon Net Battles é totalmente novo a franquia.
Neste modo você poderá travar lutas incríveis com usuários do mundo inteiro. Infelizmente o sistema ainda sofre muito com problemas de “lag” — o atraso de comunicação que causa aquele efeito de câmera lenta nos personagens.
Com que roupa …
Um dos primeiros pontos positivos de DBZ: Budokai Tenkaichi 3 é a possibilidade de escolha entre várias formas de controle. Além do usual Wii-mote e Nunchuk, você ainda pode optar pelo controle clássico do Wii (muito similar ao do SNES, mas com a adição de dois bastonetes analógicos) e o velho controle do Game Cube.
Pode até parecer bobeira, mas isso mostra uma atenção especial ao gosto do jogador, enquanto alguns aficionados pela série podem achar mais divertido reproduzir os movimentos de seus golpes favoritos, outros irão preferir a praticidade do controle clássico, ou quem sabe alguns mais saudosistas ainda prefiram o estranho controle do Game Cube.
Independente da sua escolha, a adição desse suporte expandindo apresenta-se como ponto positivo e certamente uma boa adição ao jogo.
Treinamento na sala do templo
Praticamente todos os botões do Wii-mote e Nunchuk serão utilizados. O analógico comanda a movimentação do seu personagem, o botão (A) desfere seus ataques convencionais, socos e chutes, sendo que o jogador não pode optar por qualquer um dos dois. Os botões (C) e (Z) do Nunchuk controlam o vôo do seu herói e o (B) do Wii-mote dispara poderosas rajadas de energia.
Como na maioria dos jogos de luta, em especial para aqueles baseados em animes, cada personagem possui um ataque especial envolvendo um grande disparo de energia. Em Tenkaichi 3 não é diferente, o ki, energia vital de todos os seres é o combustível desses ataques.
Cada ataque requer uma quantidade específica de energia para ser realizado, para conferir como executá-los e quanto Ki será necessário para realizá-los basta pressionar o (+) do Wii-mote, que irá acessar o meu de “Pausa” do jogo e escolher a guia View Skill List.
Kamehamehaaaaaa!
Todos os especiais são bem similares e basicamente são executados com um combinação de um comando do direcional e a reprodução de um movimento demonstrado na tela, por exemplo, a famosa Geki-dama que salvou o mundo é executada da seguinte forma: segure o direcional inferior no Wii-mote e quando sua barra estiver suficientemente carregada (no caso ela deve estar carregada ao máximo) basta reproduzir o mesmo movimento que Goku faz nos animes, elevando seus dois braços para cima (como se estivesse segurando uma espere sobre a sua cabeça).
Se você não conhece o anime ou o mangá, não precisa se preocupar, pois o jogo irá demonstrar o movimento na parte inferior esquerda da tela, assim basta dar uma conferida e ver o que você deve fazer, e preste atenção pois alguns ataques também necessitam que o botão (B) seja pressionado.
A introdução dos movimentos análogos ao do anime proporcionam um toque todo especial ao jogo, principalmente para aqueles fãs que acompanharam toda a saga dos guerreiros Z, além de servir como uma boa compensação pelo fato de você não poder escolher entre socos e chutes.
SUPER Sayajins
Um problema de Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 é a inconsistência do seu grau de dificuldade. Mesmo no nível fácil, você encontrará grandes problemas para superar a primeira parte do jogo no modo história. Isso constitui um problema na medida em que nas outras fases a dificuldade cai bruscamente e o jogo mesmo no nível difícil não é tão desafiador assim.
E, o que deixa a situação ainda pior é o fato de que justamente a primeira parte da saga é a mais difícil de todo o jogo, tornando-o incrivelmente frustrante. Você passará horas tentando derrotar Vegeta e seus companheiros, para depois desfrutar das outras sagas, que por sua vez não são tão difíceis assim.
Anime ou jogo?
Os gráficos de Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 permanecem condizentes com as outras edições da série. O traço estilizado e o filtro cell-shade retornam ao título que oferece ao jogador um visual claro e repleto de alternativas.
Os detalhes de cada um dos 161 lutadores estão incríveis e você poderá conferir seu personagem favorito em todos os ângulos possíveis já que a câmera permite um alto grau de liberdade.
Como de costume, um excelente vídeo de introdução abre o menu principal ao mesmo tempo em que introduz a maioria dos heróis do jogo. Além destas, ao longo das lutas — principalmente no modo Dragon Story —, pequenas seqüências de diálogo cortam a agitação das lutas mostrando todo a beleza dos gráficos “in game”.
Também vale destacar os belos efeitos de cada golpe especial, do Galick Gun de Vegeta até o devastador Blazing Storm de Syn Shenron.
Kiai!
Os efeitos sonoros de Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 estão muito bons. Isso acontece em grande parte por conta da utilização dos mesmos atores de voz dos animes, ou seja os personagens possuem a mesma voz e a mesma qualidade de atuação que as animações.
Isso acrescenta muito ao jogo já que fãs da série animada terão a oportunidade de ouvir a “voz” de seus personagens favoritos, além disso o jogo também oferece uma opção de escolha de idioma, permitindo assim que o usuário opte por dublagens em inglês ou no original em japonês, sendo que ambas as versões contam com mesmos atores responsáveis pelas vozes nos desenhos animados.
Diversão garantida
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 é um excelente título para o Nintendo Wii. Sua jogabilidade simples, envolvente e altamente intuitiva, aliam-se aos gráficos de qualidade para criar um título singular.
Fãs da série irão se deleitar com os 161 lutadores presentes no jogo, sendo que entre eles alguns convidados especiais e outras presenças ilustres, como a pequena andróide Arale — estrela do mangá Dr. Slump, também de autoria de Toriyama — e os generais da Força Red Ribbon (inimigos de Goku na segunda fase de Dragon Ball). Além disso, o jogo conta com muitas horas de jogo, graças aos seus vários modos de jogo.
Em suma, Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 é uma boa aquisição para todos os donos do Nintendo Wii. Com todas suas modalidades de jogo, duas opções multiplayer, sendo uma com suporte online, você terá muitas horas de jogo pela frente.
fonte.http://www.baixakijogos.com.br/wii/dragon-ball-z-budokai-tenkaichi-3/analise
Nenhum comentário:
Postar um comentário