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quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Medal Of Honor Airbone

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Airborne refresca a fórmula de seus antecessores, com um modo campanha não linear e um multiplayer sólido.

  • Gráficos Nota 75
  • Jogabilidade Nota 70
  • Áudio Nota 80
  • Diversão Nota 85
Embora muitos jogadores acreditem que jogos de tiro em primeira pessoa sejam muito mais populares no PC, muitas séries de peso do gênero surgiram nos consoles. Um bom exemplo disso é a franquia Medal of Honor, referência quando o assunto é jogos de tiro em primeira pessoa ambientados na Segunda Guerra Mundial.

A série teve seu primeiro jogo lançado em 1999 no Playstation. Abordando a guerra de forma cinematográfica e contando com um enredo escrito pelo famoso diretor de cinema Steven Spielberg, o título lançou a popularidade da série às alturas. Os títulos seguintes também contribuíram significativamente para consolidar a popularidade da série entre os jogadores, tornando o nome Medal of Honor uma referência no gênero.

Quase dez anos após o lançamento do primeiro Medal of Honor, o décimo primeiro título da série é lançado: Medal of Honor: Airborne. O jogo não só foi o primeiro lançado para a nova geração de consoles, como o primeiro da série a sair tanto para consoles quanto para PC. Embora o resultado tenha sido positivo, a série sacrificou uma de suas características mais louváveis: o foco de cada título, que costumava estar voltado às características da plataforma ao qual foi lançado.

Os anjos da guerra


Em Medal of Honor: Airborne, o jogador assume o papel de um pára-quedista da octagésima segunda divisão Airborne do exército estadunidense, o soldado Boyd Travers. O game narra algumas das batalhas mais memoráveis da Segunda Guerra Mundial, como a invasão da Sicília e a operação Varsity — uma das maiores invasões militares da guerra.

Embora o enredo transporte o jogador à guerra sobre a perspectiva do soldado, passando toda a angústia e glória da guerra, este conta pouco sobre a vida e os eventos passados do protagonista, mantendo seu foco nos fatos históricos sob a perspectiva de uma pessoa só. Os diálogos também têm um papel fundamental ao passar a emoção da guerra; soldados feridos e homens em desvantagem que insistem em lutar por um ideal maior.

É possível sentir o clima da guerra antes mesmo do grande salto de pára-quedas, que acontece no começo de cada fase, com a angústia dos seus companheiros ao ouvir os disparos e explosões lá embaixo. Após uma curta conversa com seus companheiros, é hora de descer; à partir daí, você assume o papel de Travers, controlando desde o momento do salto até o local no qual o soldado vai aterrisar.

Infiltrando-se pelos céus

Decidir com sabedoria em que ponto aterrizar em um local tomado pela guerra é de suma importância, afinal, cair de pára-quedas diretamente em um fogo cruzado pode ser suicício. Mas em Medal of Honor: Airborne é possível saber quais pontos são mais adequados para uma aterrizagem segura e tranqüila, pois eles são indicados com um sinalizador que emite uma fumaça verde, visível logo ao se saltar do avião.

Mas nem sempre as áreas mais seguras são as mais convenientes para se pousar, mesmo apesar destas oferecerem, na maior parte das vezes, uma quantidade boa de suprimentos e aliados. Há uma série de locais especiais nos quais é possível pousar para se ter uma visão privilegiada do combate.

Há outros casos nos quais é conveniente pousar longe das áreas indicadas pela fumaça verde, especialmente quando parte dos objetivos já foram cumpridos. Ao morrer em Medal of Honor: Airborne, você é atirado novamente do pára-quedas, no entanto os seus objetivos cumpridos anteriormente continuarão cumpridos; nestes casos, é interessante pousar em uma área próxima ao seu objetivo.

Os objetivos em Airborne são indicados em uma pequena bússula situada no canto inferior esquerdo da tela. Embora os mapas do jogo não sejam nem um pouco lineares, a bússula torna a tarefa de encontrar os objetivos muito mais fácil. As missões geralmente consistem em plantar explosivos em determinados pontos, como em um tanque de guerra ou uma bateria anti-aérea, eliminar algum líder do exército inimigo, destruir ou sabotar equipamentos ou até acabar com todos os inimigos em determinada área do mapa.

Para realizar tais objetivos, o soldado Travers precisa estar muito bem armado; é necessário, portanto, escolher com sabedoria quais armas você vai levar para a grande batalha. O jogador pode carregar duas armas principais, escolhendo entre rifles e submetralhadoras, além de uma pistola e algumas granadas de mão. É importante escolher quais armas levar em função de cada missão, pois cada uma delas exige uma abordagem e um armamento diferente.

Através do uso contínuo de cada arma, é possível ganhar condecorações e evoluí-las com acessórios que vão de miras mais eficientes a pentes com uma capacidade maior. O sistema é interessante, pois recompensa a especialização em cada arma, ao mesmo tempo que incentiva o uso de outras armas também — afinal, uma vez evoluída em três níveis, ela não recebe novos acessórios.

Mesmo com uma artilharia pesada em mãos, é impossível passar por tropas e tropas de soldados inimigos sem levar sequer um tiro, portanto, é necessário prestar atenção em quatro pequenos medidores. Quando um deles se esvazia parcialmente, basta esconder-se em local seguro para que o medidor se preencha novamente, entretanto, se uma das barras for esvaziada por completo, é necessário coletar um kit médico para recuperá-la.

O recuo do fuzil

Embora as diferenças de jogabilidade entre o PC e os consoles sejam evidentes em qualquer tipo de jogo, é impossível não comparar a jogabilidade e controles de Airborne nas diferentes plataformas, afinal, o título é o primeiro da série Medal of Honor a ser lançado tanto para os consoles quanto para o PC.

À primeira vista, Airborne funciona muito bem no Xbox 360, com controles de resposta rápida e eficiente. No entanto, logo nota-se que a dificuldade do game não foi devidamente adequada ao console; enquanto na versão para o PC é possível acabar facilmente com os inimigos, a versão para o Xbox 360 apresenta uma linha de aprendizado mais inclinada.

Como possíveis fugas ou atitudes desesperadas podem resultar na morte do protagonista, progredir lenta e cuidadosamente é sempre indicado. É interessante estudar qual o melhor caminho para se chegar ao seu objetivo, buscando sempre locais seguros para enfrentar o inimigo e progredir gradativamente.

A arte da guerra

Airborne é um jogo digno da nova geração, no entanto, não representa o ápice desta. Apresentando gráficos interessantes, com modelagens e animações realistas e efeitos de luz muito bons, o título é muito bem apresentável e traz um resultado satisfatório. Medal of Honor: Airborne teve a Unreal Engine 3 como base de desenvolvimento, o que garante o sucesso e a qualidade das físicas. Em relação à qualidade gráfica da versão para PC, no entanto, o jogo deixa um pouco a desejar.

Os efeitos sonoros, por sua vez, são muito bons e ajudam a criar o clima intenso de guerra, presente na maior parte do jogo. O som de gritos, explosões e tiros é constante e bastante realista, fazendo você se sentir realmente em campo de batalha.

A trilha sonora também ajuda significativamente a construir um clima cinematográfico de guerra. Composta por músicas orquestradas — padrão já estabelecido pela série —, a trilha sonora apresenta composições que se alternam entre ritmos mais agitados e tensos e melodias mais gloriosas e encorajadoras, criando o clima ideal para cada tipo de situação vivida durante o jogo.

Balas perdidas que podem decidir uma guerra

Medal of Honor: Airborne refresca a fórmula já estabelecida pela série, quebrando a linearidade dos níveis e dando ao jogador a opção de proceder de novas maneiras, criando sua própria estratégia para cada tipo de situação. A jogabilidade é maleável e pode ser adaptada às particularidades de cada jogador. Além disso, o título apresenta uma modalidade multiplayer sólida e competitiva, que, embora nem sempre mantenha um bom desempenho, pode garantir boas horas de diversão.

Em relação à versão para o PC, Medal of Honor: Airborne fica devendo em alguns aspectos. A jogabilidade provavelmente seja o elemento mais afetado; o título parece ter sido desenvolvido para PC e simplesmente transportado ao console, sem as devidas adequações. Os gráficos também sofrem um pouco com a mudança de plataforma, no entanto, não constituem um problema e nem afetam tanto no resultado final.

Medal of Honor: Airborne pode ser uma ótima opção aos fãs de games de tiro em primeira pessoa no Xbox 360, entretanto, provavelmente não vai interessar àqueles tiveram a chance de jogá-lo no PC.

fonte.
http://www.baixakijogos.com.br/xbox-360/medal-of-honor-airborne/analise

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